sexta-feira, 21 de maio de 2010

Rafting


O rafting é um esporte de aventura que poderia ser o símbolo dos esportes outdoor, dado o nível de contato com a natureza e o impacto ambiental "zero" relacionado a sua prática.

Consistindo basicamente em seguir o curso de um rio em um bote inflável, sobrepujando obstáculos naturais como pedras, troncos, quedas e corredeiras munidos apenas de remos, o rafting surgiu ainda no século XIX, quando aventureiros americanos resolveram explorar alguns pontos até então inalcançáveis no centro do Grand Canyon pelo caudaloso rio Colorado em rudes botes de madeira.

Na década de 50 já no século XX, surgiram os primeiros botes infláveis de borracha, que substituiriam os perigosos e inflexíveis botes de madeira. Só a partir de então, o rafting passou a ser mais conhecido e praticado, sendo que atualmente os botes mais modernos são feitos de hypalon - tecido de fibra de poliester - revestido normalmente por borracha de PVC, de uretano ou até de neoprene, utilizados profissionalmente nos incríveis campeonatos mundiais da categoria.

Aliás, ainda que no Brasil, o rafting tenha chegado apenas no início da década de 80, os melhores atletas da categoria no mundo atualmente, são brasileiros e bi-campeões mundiais, tendo vencido inclusive a recente "Copa Europa de Rafting 2010" realizada na Áustria. É o potencial esportivo "brazuca" pelo mundo!!

E como esporte essencialmente "radical", sua prática requer alguns equipamentos de segurança, que são imprescindíveis e outros altamente recomendados, a fim de garantir maior conforto e menos riscos.

- Capacete;
- Coletes salva-vidas;
- Roupa de neoprene (ajuda a manter a temperatura e oferece alguma proteção contra possíveis arranhões e pequenas escoriações);
- Corda (normalmente de 20 metros, utilizada para resgatar praticantes que porventura caiam da embarcação).

- Detalhe importante: A presença de um instrutor capacitado e experiente na equipe é obrigatória, pois é ele quem garantirá a segurança de todos a bordo.


Os níveis de dificuldade do rafting são mundialmente classificados do nível mais moderado até o mais radical, conforme abaixo:

Nível I: Áreas com pedras pequenas, requer poucas manobras;

Nível II: Águas agitadas, algumas rochas, exige algumas manobras.

Nível III: Algumas ondas e pequenas quedas com pouco risco, mas pode exigir habilidade de manobra significativa.

Nível IV: Ondas médias, algumas pedras, com quedas consideráveis, manobras mais técnicas são necessárias.

Nível V: Corredeiras agitadas com grandes ondas e rochas escondidas, possibilidade de grandes quedas, exige manobras precisas.

Nível VI: Corredeiras perigosas, pedras e ondas enormes. Nas quedas o impacto da água chega a danificar alguns equipamentos. Perigo extremo, risco de acidentes graves e até fatais.


No turismo de aventura, o rafting é opção praticamente em todos os estados do Brasil. Em São Paulo, a região de Brotas é um dos lugares mais conhecidos, mas é possível praticar também em Socorro, em Monte Alegre do Sul e em São Luiz do Paraitinga, além de diversos outros pontos.

São Luiz do Paraitinga merece inclusive uma citação a parte devido ao notório desastre ambiental ocorrido no início de 2010. Assista abaixo a reportagem da TV Canção Nova:



A prática do rafting exercita a capacidade de trabalhar em equipe, desenvolve o espírito de coletividade e reforça a importância de cada membro do grupo na execução de uma tarefa. Por isso é bem comum em treinamentos corporativos com executivos de grandes empresas.

Com tantas opções e tantas facilidades, a tendência é que esse esporte se torne ainda mais conhecido e popular sendo, como já é, o "carro chefe" dos esportes radicais ou de aventura.



Até a próxima!

.

2 comentários:

  1. Olá, Soldier

    Parabéns pela matéria, também partilhamos da mesma ideia com relação ao rafting; somos representantes de vendas de várias operadoras de rafting do Brasil. Temos vários percursos nos mais variados rios brasileiros. Confira!

    www.raftingbrasil.com

    Um abraço,

    Roberto de campos

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns pelo Blog, muito bem feito, caprichado!

    Coloque o AdSense do Google e comece a ganhar dinheiro...

    Abner

    ResponderExcluir

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!