sábado, 15 de maio de 2010

Slackline e Highline


Segundo algumas definições, a diferença entre esportes radicais e esportes de aventura, está principalmente no nível de risco que eles oferecem.

O paraquedismo, por exemplo, é considerado um esporte radical que exige preparo e treinamento específicos. Já o trekking é uma atividade de aventura reconhecidamente com menor grau de risco (ainda que também apresente riscos) que exige, comparativamente, menos preparo físico e técnico.

O "slackline" (corda bamba), consiste basicamente em uma corda esticada entre dois pontos próximos ao chão e é uma atividade que exige algum preparo técnico e principalmente equilíbrio. O "highline", além dos requisitos do slackline, exige uma dose bem maior de concentração e principalmente coragem, pois é praticado em altitudes mais "radicais"!.


Esse esporte, ainda pouco conhecido por aqui, é praticado por aventureiros nos lugares mais inusitados pelo mundo, seja em montanhas, canions, pontes ou até entre edifícios. No Brasil, a prática de slackline é razoavelmente difundida nas praias do Rio de Janeiro, mas pouco conhecida no restante do país..

O highline teve sua origem - diz a lenda - quando uma equipe de montanhistas, impedida de praticar escalada pelo mau tempo, resolveu brincar em uma corrente no estacionamento de um camping e descobriram um ótimo exercício de equilíbrio... assim surgiu mais um incrível esporte de aventura (ou radical) derivado do montanhismo.


O único recurso de segurança - que alguns simplesmente dispensam - é um equipamento semelhante a uma cadeirinha de escalada ou cinto, ligado a uma fita de segurança com um mosquetão especial preso a própria corda ou fita de equilíbrio.


É um esporte "radical" ou não é?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!