Convencido por amigos à voltar a pedalar, iniciei uma pesquisa para saber qual seria o melhor modelo de bike para os meus objetivos e quanto iria gastar neste projeto.
Procurei em várias fontes e além de outras diversas informações, encontrei um site com dados e informações que no meu entender são muito completos e objetivos, tanto que, pela primeira vez estou reproduzindo neste blog uma matéria que não é de minha autoria, praticamente completa, apenas com algumas adaptações.
Aproveite e tome você também uma atitude saudável, consciente, divertida e sustentável: "Vá de bike!"
COMO COMPRAR UMA BICICLETA:
fonte: www.escoladebicicleta.com.br
Informação muito valiosa para um iniciante, a compra de uma bicicleta de boa qualidade, adequada ao seu objetivo e correta em tamanho, fará toda a diferença entre ter uma inseparável companheira de aventuras ou apenas mais um objeto empoeirando em casa.
QUANDO SE DECIDIR POR COMPRAR:
REGRA n° 1: O barato sai caro e cansa fácil. Se a marca da bicicleta for apenas um adesivo colado ao quadro, pense duas vezes;
REGRA n° 2: custo x benefício é a pergunta e será a resposta;
REGRA n° 3: Poucos podem ter uma Ferrari, mas a maioria pode comprar uma boa bicicleta.
RECOMENDAÇÕES PARA LEIGOS:
Fique atento a Lei de Defesa do Consumidor. Se for necessário, reclame! Ajude a melhorar o setor de bicicletas e a vida de todos ciclistas.
Evite comprar sua bicicleta em um supermercado ou magazine. Atendimento especializado, só em uma bicicletaria confiável. Compre sua bicicleta, preferencialmente, em uma boa bicicletaria!
Pesquisar vale a pena:
1. Antes de tudo, converse com ciclistas experientes;
2. Tenha claro qual o uso que será dado à bicicleta;
3. Teste o maior número de bicicletas que puder;
4. Faça uma pesquisa de mercado nas bicicletarias
5. Pense em gastar 10% a mais; nunca 10% a menos;
6. Uma boa bicicletaria normalmente permite um breve teste;
7. Bicicleta ruim é a primeira causa do desestímulo ao uso da bicicleta;
8. Entre duas bicicletas semelhantes? A que tenha rodas melhores;
9. Se o selim não agradar, negocie a troca com a bicicletaria. A margem de lucro das bicicletarias costuma ser apertada, mas a qualidade de serviço não;
As bicicletas fabricadas no Brasil são, em sua maioria, tamanho 18 ou 19 polegadas, mas existem algumas variações na forma utilizada pelos fabricantes para medir suas bicicletas. Portanto, é possível encontrar bicicletas de idênticas medidas, mas que por suas aparências, dão a idéia de tamanhos diferentes.
O tamanho correto de uma bicicleta de estrada ou profissional, bem como seu ajuste ao ciclista, deve ser estabelecida por um profissional especializado.
Altura do ciclista | Tamanho do quadro | |
MTB em polegadas | RB em centimetros | |
1,50m | 14 | 48 |
1,60m | 16 | 50, 52, 54 |
1,70m | 17 ou 18 | 54, 55, 56 |
1,80m | 19 ou 20 | 57, 58 |
1,90m | 21 ou 22 | 60, 62 |
SUGESTÕES PARA O AJUSTE DE SUA BIKE:
1) Bicicletas sem amortecedor:
Ajuste de selim: Três dedos abaixo, partindo da parte mais alta do osso da bacia, na lateral do corpo.
Distância entre a ponta do selim e a caixa de direção da bicicleta é igual a distância do cotovelo às pontas dos dedos indicador e anular do ciclcista.
2) Bicicletas em geral
A altura do cavalo (x 0,88) é igual a medida do selim até o centro do eixo do movimento central da bicicleta, conforme o desenho. Os pés do ciclista devem estar descalços.
DÚVIDAS MAIS FREQUENTES:
As bicicletas são todas iguais?
Absolutamente não! Mesmo que aparentemente iguais, marcas distintas têm desempenho diferente.
Por que não vale a pena comprar uma bicicleta mais barata?
A baixa qualidade da bike é uma das principais razões que desestimula pedalar.
E bicicleta usada?
O problema de bicicleta usada é, principalmente, o estado das peças. Caso necessite muita troca, o custo final pode ser superior ao de uma nova.
UMA BOA BIKE (VALE PARA TODAS AS BIKES):
Quadro e garfo:
1. Regra geral: O barato sai caro... cansa, quebra fácil e não é seguro;
2. A bike mais bonita não é necessariamente a melhor;
3. Há uma bicicleta para cada uso e um modelo para cada ciclista;
4. O que parece ser mais leve nem sempre é de fato mais leve.
5. Há um tamanho certo de bicicleta (geometria de quadro e garfo) apropriada para cada ciclista;
6. Há diferentes tipos de tubos e materiais para construir o quadro;
7. Uma boa bicicleta permite ajustes finos e precisos;
8. Quanto melhor a suspensão, menor a folga e mais macio o acionamento;
9. Referência de qualidade do quadro: O canote de selim deve subir e descer livre, sem arranhões.
Componentes:
1. Mais importante que o número de marchas é a sua precisão;
2. O melhor sistema de acionamento de marchas é o que você preferir;
3. A marca dos componentes não importa - importante é a qualidade;
4. Dê preferência a componentes em alumínio forjado;
5. Bons componentes permitem ajustes variados e precisos;
6. Rodas e aros: com alinhamento perfeito e quanto mais leves e fortes, melhor;
7. Pneus: leves, alinhados, que permitam pressão alta e adequados ao uso;
8. Câmaras: leves e que demorem meses para murchar;
9. Sistema de freio: acionamento gradual e poder de frenagem total;
10. Pedal: opte pelo que lhe for mais cômodo, não apenas por estética.
CONFORTO, ESPORTE OU FORÇA? QUAL O SEU OBJETIVO?
As diferenças do desenho do quadro para os ciclistas:
Distância entre eixos:
Longa (ideal para iniciantes): A bicicleta tem reações mais lentas, previsíveis e absorve melhor os impactos do solo;
Curta (ideal para profissionais): Quanto mais curta é a bicicleta, mais rápidas são suas reações, tanto direcionais como nas respostas à força do ciclista.
Distância de apoio entre selim e guidão:
Curta (ideal para o plano, uso urbano e iniciantes): Mantém o ciclista em posição de condução mais ereta, o que facilita olhar o trânsito. Por outro lado, o ciclista fica mais exposto ao vento, o que torna a bicicleta mais lenta e oferece maior dificuldade em subidas. O pescoço é menos exigido mas a lombar passa a ser o amortecedor do ciclista.
Longa (ideal para esportistas e profissionais): visa retirar o máximo do potencial muscular do corpo do ciclista. Facilita arrancadas, subidas e mudanças bruscas de direção, permitindo uma condução agressiva. Como o corpo do ciclista fica mais deitado, há menos arrasto aerodinâmico, facilitando manter altas velocidades.
Altura do movimento central:
Baixo: abaixa o centro de gravidade do conjunto bicicleta/ciclista aumentando a estabilidade. Mas, ao mesmo tempo, diminui a distância dos pedais para o chão, o que obriga o ciclista a ter certos cuidados ao pedalar, principalmente em curvas.
Alto: facilita a transposição de obstáculos, permitindo que se pedale em terrenos irregulares ou acidentados. Normalmente encontrado em mountain bikes. Com elas é difícil o pedal tocar o solo, mesmo pedalando em curvas mais acentuadas.
PRINCIPAIS TIPOS DE BICICLETAS:
Urbana ou híbrida: Normalmente fabricadas com rodas aro 700, são mais confortáveis que as de aro 26. A geometria é voltada para o conforto e estabilidade, normalmente mantendo uma posição do ciclista mais em pé, o que diminui a facilidade de manter alta velocidade e vencer subidas. Podem ter paralamas, bagageiro, farol, lanterna...
Mountain Bike: Aro 26 e pneus específicos para as condições do terreno. São construídas para agüentar os desaforos do ciclista, sem deixar de lado a velocidade. A posição do ciclista pode ser mais inclinada, visando ganho de força nas subidas. Pode ser pedalada em qualquer terreno e em qualquer condição. É recomendável uso de capacete, óculos e luvas de boa qualidade. Tipos Rigida, hard tail, e full suspension.
Road Bike ou estradeira: Aro 700. Bicicletas específicas para uso em asfalto, de preferência em estrada. As rodas são leves, com pneus finos e com mais alta pressão. Tem pouca aderência ao solo, o que requer técnica e prática. Aceleram rápido, mantêm com certa facilidade velocidades altas. É recomendável uso de capacete, óculos e luvas de boa qualidade. Não recomendável para ciclistas iniciantes, uso urbano ou piso escorregadio.
BMX, cross e infantis: Aro 20 ou 24. A grosso modo - são bicicletas para crianças e adolescentes, para fazer tudo, de brincadeiras à competição. É o melhor início que uma criança pode ter no ciclismo. Menores que aro 20 são infantis e a questão é fazer uma criança feliz. Assim, compre qualidade, evite muitas marchas, suspensão, etc. O que interessa é que a criança tenha facilidade na condução. Um ótimo teste é a criança ser capaz de acionar o freio e se eles freiam de fato.
Profissionais ou de competição em qualquer modalidade: Fabricação em pequena escala, com tecnologia de ponta e alto índice de qualidade. São vendidas em poucas bicicletarias por meio do que é chamado de "venda técnica". Há um modelo correto para cada ciclista, em cada modalidade específica. Algumas requerem condução refinada. Não recomendável para iniciantes;
Existem ainda as bicicletas do tipo beach bike, baja, full suspension, recumbent, ciclocross, cicloturismo, estradeira, road bike, triathlon, contra relógio, street, trial, entre outras.
PREÇOS:
O mercado de bicicletas pode ser dividido em quatro categorias estabelecidas pelo preço. Os patamares de preço estão colocados em "dolar" por sua relação com o mercado internacional de matéria prima e de peças:
1. Bicicletas de supermercado ou magazines - até algo em torno de US$ 200,00 no máximo
2. Bicicletas para iniciantes: de US$ 250,00 a US$ 500,00.
3. Bicicletas para esportistas amadores: US$ 500,00 a US$ 1.000,00 (ou mais)
4. Bicicletas profissionais: o quanto seu bolso puder pagar.
A Escola de Bicicleta, origem desta matéria, recomenda a compra de uma bicicleta a partir do nível de iniciantes - US$ 250,00 e afirma que o custo, a médio e longo prazo, será menor que de um modelo que custe menos de US$ 200,00.
Mais detalhes e outras informações sobre o movimento do ciclo ativismo, no site: www.escoladebicicleta.com.br
Até a próxima!
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