terça-feira, 1 de junho de 2010

5° Salão do Turismo - Impressões


O 5° Salão do Turismo, aconteceu em São Paulo no centro de exposições do Anhembi de 26 a 30 de maio deste ano. Com entrada franca, transporte gratuito entre o metrô e a feira e opções de pacotes populares, de fato cumpriu o que se propôs.

Com grande apoio do governo, através do Ministério do Turismo e diversas ações paralelas inclusive da iniciativa privada, o Brasil demonstra estar finalmente despertando para o seu imenso potencial turístico, seja natural ou cultural.

Prova disso foi o destaque as manifestações culturais de diversas regiões de norte a sul do país através da arte indígena, danças folcloricas, shows e degustações de produtos típicos de cada região... desde os deliciosos vinhos artesanais do Sul até o vigoroso caldo de piranha do Norte foi servido aos visitantes!!

Vale citar a mundialmente conhecida manifestação folclórica do "boi Bumbá" de Parintins com os rivais Caprichoso e Garantido, que estavam na festa:



Além de divulgar diversos roteiros ao público internacional e de classes mais abastadas, a feira mostrou que as classes C e D também tem ótimas opções.

E além dos pacotes de viagem tradicionais, o segmento de turismo de aventura - categoria em que o Brasil é referência no mundo - também teve seu espaço, com o já tradicional Rally dos Sertões (Off Road), passando por um circuito simulado de arvorismo, uma pequena parede de escalada e até uma rampa de esqui e snowboard que estava presente na Adventure Fair do ano passado.




Destinos pouco conhecidos dos próprios brasileiros, como Amapa e Roraima, ou mesmo cidades ou pequenos municípios sem projeção nacional ou tradição no turismo puderam mostrar seus atrativos e se apresentar a um público ávido por novos destinos, fugindo do tradicional e até do conveniente.


Mas naturalmente, os de maior destaque são os tradicionais pontos de turismo do Brasil, como a rota do vinho no sul, as águas termais e o pantanal do centro oeste, as praias paradisíacas do norte e do nordeste, além é claro dos grandes centros do sudeste.

E com grandiosos eventos por vir, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o mundo está abrindo os olhos para o Brasil e as oportunidades serão muitas... o turismo e suas diversas nuances, se bem aproveitados, poderão ser a alavanca do desenvolvimento econômico definitivo do país.


Entre os pouquíssimos pontos negativos do evento, eu destacaria apenas o excesso de informação desnecessária e as anti-ecológicas sacolas plásticas distribuídas em praticamente todos os stands.

É compreensível que os expositores busquem divulgar suas regiões, mas muitos ultrapassaram a barreira do bom senso, literalmente "enfiando" material nas já abarrotadas sacolas dos incautos visitantes...

Além disso, alguns folders são tão mal elaborados que sequer informam em que estado ou região fica aquela bucólica cidade de nome desconhecido, mas que poderia interessar se o turista soubesse, de pronto, onde fica.

Enfim, voltei pra casa com mais de dez quilos de material distribuídos em sete sacolas, sendo que apenas três delas eram de papel ou papelão. De todo o material, pouco mais de 4kg foram aproveitados, sendo que do restante, o que era possível foi para a reciclagem e o resto, infelizmente, para o lixo.


No mais, a feira foi altamente proveitosa e divertida. O transporte gratuito entre o metrô e o centro de exposições, realizado em ônibus bastante confortáveis, garantiu uma presença maciça e diferenciada ao evento que se torna cada ano mais popular.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!