domingo, 1 de dezembro de 2013

Exploratória 4x4 Cânyon Guartelá/PR

Neste feriado da proclamação da república de novembro de 2013 a equipe da Soldier Adventures rodou quase 1500 quilômetros pelo estado do Paraná com um comboio de 12 viaturas em apenas 3 dias, passando por Sengés, Jaguariaíva, Carambeí, Tibagi, Castro e parque de Vila Velha em Ponta Grossa. Tudo com o apoio seguro da nossa equipe completa e da oficina off road Atacama 4x4.

Essa foi a segunda expedição elaborada como teste para o grupo que participará conosco da primeira investida ao Deserto do Atacama em 2014, para a qual hoje, das 10 vagas disponíveis, restam apenas 3.



E esse eclético comboio, composto por uma Land Rover Defender e duas Discovery, uma Mitsubishi Pajero Sport, duas TR4 e três L200 Savana, dois Trollers e uma Explorer, que conduziu 26 pessoas incluindo crianças, saiu bem cedo de São Paulo, mas, mesmo assim a Exploratória ao Guartelá começou enfrentando um trânsito intenso na estrada, tanto que a última viatura se juntou ao comboio apenas na hora do almoço, já em Jaguariaíva no Paraná.

Neste momento inclusive já havíamos passado pelo antigo túnel ferroviário desativado em Sengés. Um desafio de 980 metros de extensão após a travessia da trilha inundada, sem contar o retorno, onde parte do comboio optou pelo caminho "com emoção" até a saída da trilha em meio ao bosque de eucaliptos.

Entrando na trilha:




Dentro do túnel:




Trilha dos eucaliptos:


Depois do almoço, com o comboio completo, seguimos direto para Carambeí, onde seria nossa base para a incursão a Tibagi e ao Cânyon Guartelá no dia seguinte. O conforto do hotel de origem Holandesa e a hospitalidade do bar estilo "pub" convenceu a turma a ficar por lá mesmo em uma confraternização que seguiu animada até altas horas, como é de costume nesse grupo, inclusive com a participação do proprietário do Hotel!

Iniciando os trabalhos:



Depois das "tantas":




No dia seguinte saímos após o café da manhã em direção a Tibagi onde um guia local já nos aguardava. Tomamos a bela praça da pacata cidade com nossas viaturas e por instantes fomos a atração no lugar... partimos então para a Cachoeira "Puxa Nervos", uma bela queda d'água com quase 30 metros de altura em meio a mata.










E depois de saciarmos a fome de belas paisagens e natureza, seguimos para o local onde almoçaríamos uma deliciosa comida caipira feita no fogão a lenha e ao som de um violeiro local. 





video

Após o tradicional "cafezim" depois do almoço, conhecemos a Casa de Memórias do local, uma viagem ao passado com um rico acervo de peças de época, fotos, documentos, equipamentos e ferramentas antigas da região, enquanto outros aproveitavam a "rede" do lugar.


Mas o local que dava nome a expedição ainda estava por vir... o Cânyon Guartela criara grande expectativa nos participantes, mas infelizmente, fomos informados que o melhor mirante e ponto de visualização estava interditado em função da grande quantidade de abelhas no local devido a época de enxameação reprodutiva e como nossa principal preocupação sempre é a segurança dos participantes, seguimos para o local mais seguro e não o de melhor visão.





Mesmo assim, a visita atingiu seus objetivos e ainda teríamos na programação o parque estadual de Vila Velha no dia seguinte.

Retornamos então para o Hotel e novamente tomamos conta do bar por boa parte da noite que novamente, seguiu divertida até tarde mais uma vez.

No terceiro e último dia da exploratória, saímos desta vez sentido sul, para visitar o parque de Vila Velha, que rendeu ótimas imagens e enriqueceu o grupo com várias informações sobre a história geológica da região com suas furnas e várias formações rochosas milenares que inclusive deram nome ao parque.












Depois dessa "viagem no tempo" finalmente pegamos a estrada de volta para São Paulo, mas antes, ainda estava programada uma visita a uma belíssima cachoeira na região de Sengés, poucos quilômetros antes de entrar no estado de SP, que seria o último atrativo natural dessa expedição... e valeu a pena!!






Mais tarde, de corpo e alma lavadas, retornamos direto, com várias e divertidas conversas de comboio via rádio pelas longas estradas do Paraná até São Paulo... mas aí é outra estória!

Agradecimentos especiais aos participantes que, com bom humor e muito espírito de equipe, fizeram desta uma atividade impar e também à nossa equipe, Isaias, Júnior e Anderson, que mais uma vez foram fundamentais para o bom andamento do evento.


E até a próxima!!

2 comentários:

  1. EXCELENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.....SUCESSO E PAZ SEMPRE.
    Sejam Bem vindos em Meu Face. Marcelo Lucio amaral. Aqui em S'AO Paulo ministreo Rapel em Atibaia e na Pedreira do DiB, quando vierem para Sampa, Venham nos visitar, Abra;'ao Excelente FAMIIIIIIIIIIIIIIIIILIa,
    Selllllllllllllllllllllva. Que Deus esteja sempre convosco.

    ResponderExcluir
  2. Vocês são antigões de alguma unidade militar, ou só o nome mesmo. Moro em Jaguariaíva, e o túnel que vocês conheceram faz parte do nosso município. Quando passarem por aqui novamente, não deixem de conhecerem melhor o nosso município. Estaremos sempre de portas abertas para recepcioná-los. Trabalho no Departamento de Turismo e sou ex militar e também tenho um 4x4, junto com uma galera aqui da cidade. Abraços.

    ResponderExcluir

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!