quarta-feira, 11 de abril de 2012

Turismo de Aventura e Ecoturismo no Litoral brasileiro


No Brasil, o turismo pelas praias brasileiras nem sempre se resume às praias propriamente ditas. Enquanto muitas pessoas procuram por destinos de ecoturismo, outras pesquisam bons lugares para turismo de aventura. No Rio de Janeiro e em Florianópolis as duas opções podem ser encontradas, muitas vezes juntas em uma única atração. Como o forte das duas cidades é o contato com a natureza, opções não faltam de bons passeios a se fazer. Confira aqui nossas dicas para ecoturismo e turismo de aventura nas duas cidades antes de reservar hotel em qualquer outro possível destino do país.

No Rio de Janeiro, ecoturismo e turismo de aventura se mesclam de maneira ímpar. A cidade é cheia de trilhas e opções de passeios por terras, céus e mar – literalmente. Há opções de caminhadas, corridas e passeios de bike por diversas florestas (como a da Tijuca, que tem a trilha do Pico da Tijuca) e trilhas cariocas, como as da Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Pico do Papagaio e Parque Lage, no Corcovado.


Você poderá reservar hotel no Rio de Janeiro por vários dias, porque você não vai ficar só andando para lá e para cá: vai poder voar também. Entre as opções de voo livre, estão o passeio de asa delta, Parapente e até paraquedismo. E, para fechar o ciclo, há várias opções de passeio pela água. Os principais passeios que aliam ecoturismo e turismo de aventura no Rio para quem não tem medo de água fria são o rafting no Rio Paraibuna e as diversas opções de mergulho nas praias de corais.

Para quem quer ir além da capital fluminense, passeios com ar de natureza é que não vão faltar. Há muito o que se fazer com ecoturismo nas cidades próximas do Rio, sejam elas nas regiões serranas, como Petrópolis e Itaipava, ou nas cidades da região dos Lagos, como Angra dos Reis e Cabo Frio.

Florianópolis:

Em Florianópolis também não faltam opções para turismo de aventura e ecoturismo. Pela água, as opções são rafting (wave board nas praias do Santinho e dos Ingleses), canoagem, mergulho por alguma das lindíssimas praias da ilha ou surf – se você é iniciante, não tem problema. Em diversas praias algumas empresas disponibilizam cursos rápidos para que a prática do esporte seja possível. Se você já estiver escolado, opções de boas ondas é o que não faltam em Florianópolis. O mergulho também pode ser feito por iniciantes, na Ilha do Mata Fome e Praia dos Ingleses.

Pode preparar uma estadia longa no hotel Florianópolis, porque o passeio não para nas dezenas de belas praias da capital catarinense. É possível fazer caminhada por diversas trilhas que recheiam Florianópolis, como a trilha dos Ratones, Morro da Feiticeira, Morro da Coroa e Parque Municipal da Lagoinha do Leste, dentre outras. Esses lugares também são bons cenários para passeios de bike e outras localizações da ilha são perfeitas para escaladas e esportes com pranchas que não envolvem água, como o surf nas dunas, por exemplo. Há também a opção de ecoturismo “selvagem”, que envolve observação de aves em reservas naturais e até de baleias nos mares da ilha.

O importante da viagem é curtir o contato com a natureza e viver o melhor de um turismo bem saudável, seja em Florianópolis ou no Rio de Janeiro, com bastante alto astral e disposição para enfrentar os desafios que a natureza nos proporciona.


Colaborou: Portal Ecoviagem

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!