Como muito se divulga, pilhas e baterias contém metais pesados e altamente tóxicos com grande potencial de contaminação do meio ambiente. Entretanto, o que é pouco divulgado, são os meios e os locais adequados para descartá-las.
Cabe esclarecer no entanto, que existem vários tipos de pilhas, algumas mais tóxicas outras menos:
Portanto, as pilhas comuns e alcalinas não recarregáveis, utilizadas em rádios, gravadores, walkman, brinquedos, lanternas, etc, podem ser jogadas no lixo doméstico, conforme determinado na Resolução 257 do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA, publicada em julho de 1999.
Ou seja, essas pilhas não necessitam ser recolhidas e depositadas em aterros especiais. Isso porque os fabricantes nacionais e os importadores legalizados já comercializam pilhas que atendem as determinações do CONAMA no que diz respeito aos limites máximos de metais pesados em sua composição.
Estas são identificadas através de uma ou algumas das imagens abaixo:
Já as baterias de chumbo ácido (usadas em automóveis), de níquel cádmio (as do tipo recarregáveis, como as usadas em celulares) e de óxido de mercúrio (pilhas comuns, mas que não são "legalmente" fabricadas no Brasil), devem ser recolhidas pelo comércio e encaminhadas aos fabricantes ou importadores para a destinação adequada.
Estas podem ser identificadas pelas imagens abaixo:
As pilhas comuns de óxido de mercúrio são ilegais, (normalmente marcas "pirata") e como tal, não trazem no rótulo nenhuma das imagens acima. Não as utilize, não incentive sua produção, ou seja, não as compre.
As baterias de telefones celulares não devem ir para o lixo comum. A maior parte delas contém cádmio, chumbo ou mercúrio - metais pesados danosos ao meio ambiente e à saúde. Desde 1999, de acordo com a resolução 257 do CONAMA, os fabricantes, importadores, redes autorizadas de assistência técnica e os comerciantes de baterias são obrigados a coletar, transportar e dar a adequada destinação final ao material.
O consumidor pode encaminhar as baterias para as assistências técnicas ou postos de venda de qualquer operadora de celular, segundo a resolução do governo, sendo obrigatória a coleta de baterias das marcas vendidas ou de baterias com características similares às vendidas.
Os métodos de Reciclagem:
- Zona Norte: Hipermercado Bergamini – Av. Luiz Stamatis, Jaçanã;
- Zona Leste: Shopping Center Aricanduva – Av. Aricanduva, 5555;
- Zona Sul: Hipermercado Extra Itaim - Rua João Cachoeira, 899 - Itaim Bibi;
- Zona Oeste: Porto Seguro - Av. Pacaembu, 35 - Pacaembu
- Centro: Porto Seguro - Rua Dom José de Barros, 31 - República e Avenida Paulista, 91.
- E também em Guarulhos: Extra - Av. Antônio de Souza, 300 - Centro.
O recolhimento nestes locais, normalmente é feito semanalmente e as baterias são levadas de volta aos fabricantes que por sua vez devem desmontá-las, reutilizando os materiais que o podem ser e encaminhando o restante em recipiente estéril e estanque, ao seu destino final.
Procure em sua cidade ou região um posto de coleta. Pequenas ações individuais, fazem muita diferença no cômputo geral!
Até a próxima!!!
o Iago tá tão lindo nas fotos...
ResponderExcluirq bunitinhuuuu...
bjs
Caról