Diferente do altímetro digital, os altímetros convencionais, ou analógicos, são constituídos por cápsulas aneróides, semelhantes ao fole de uma sanfona, mas extremamente delicadas. Quando esse “fole” é colocado ao nível do mar, a pressão interna do ar é igual a pressão que a circunda – externa - o que indica altitude zero.
O altímetro comum, indica a altitude em que se encontra, mensurando a pressão atmosférica, através da cápsula aneróide (barômetro) e transforma esse resultado em altitude representada em pés (feet ou ft) ou metros (m). Esta altitude é denominada pela sigla “NMM” que significa “Nível Médio do Mar” ou ainda “MSL” (sigla em inglês para “Mean Sea Level”) uma vez que ela é a referência média do nível da maioria dos oceanos.
Em regiões mais altas, o ar é mais rarefeito e, com isso, a pressão do ar que está fora diminui, o ar dentro do fole, então, se expande e faz com que a membrana aneróide se estique. Quanto mais alto estiver o instrumento, menor será a pressão do ar e essa deformação move assim o ponteiro do altímetro, que indica a altitude.
Legenda
- Altitude Indicada (AI):
Em inglês “IA” que significa “Indicated Altitude”, é a altitude apresentada pelo altímetro, quando ajustado para indicar a distância vertical entre o ponto onde está e a superfície do nível médio do mar.
- Altitude Verdadeira (AV):
“TA” do termo em inglês “True Altitude” é a altitude acima do nível do mar. É a que representa a distância, corrigida pela temperatura, entre o ponto onde se encontra e a superfície, solo ou água, livrando obstáculos caso existam.
- Altitude Calibrada ou Corrigida:
Altitude obtida a partir da leitura no altímetro após corrigidos erros de posição e instalação.
- Altura Absoluta:
Ou simplesmente altura, é a distância entre o ponto onde se encontra e o terreno ou superfície de sobrevôo, seja água ou solo.
Ajustes:
O altímetro normalmente dispõe de um botão para seleção de pressão determinada, que é lida na janela denominada "Janela de Kollsman". Alguns altímetros têm a graduação em "pol. Hg", outros em "mb/hPa" (Medição Barométrica por Pressão Atmosférica) e outros - mais específicos - apresentam as duas, cada uma indicando uma dessas escalas.
Uma boa fonte de informações sobre ajustes é o blog do Ícaro - O blog do aviador.
Até a próxima!!
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