terça-feira, 30 de junho de 2009

O carro e o homem - Parte I


Como dizem, brasileiro é mesmo apaixonado por carros, mas não é apenas um comercial e não é só o brasileiro... isso é uma realidade no mundo inteiro.

A relação das pessoas com seus veículos em alguns casos, assemelha-se a relação com um animal de estimação e em outros, supera isso, comparando-se a alguém de fato, com personalidade e tudo mais... e não raro, um membro da família.


A admiração por carros no ser humano não é de hoje. Desde a época da primeira linha de montagem para veículos motorizados - idealizada por Henry Ford - o homem segue fortalecendo seu vínculo e sua relação com esse útil "objeto" de desejo.

Um exemplo desta relação de paixão é o resultado dos filmes que têm como protagonistas veículos que se tornam verdadeiras lendas (como na série da Disney dos anos 60 onde o inconfundível fusquinha 53 chamado "Herbie" aprontava todas no "Se meu fusca falasse").


Na década de 80, surgiram inúmeros exemplos de sucesso que reforçam minha afirmação:

O super computador "KITT" era quem comandava a moderníssima "Súper Máquina" (um Trans-AM) de Michael Night que era febre nas noites de quarta-feira:


O blockbuster "De volta para o futuro" teve uma trilogia de sucesso retumbante com o DeLorean e suas arrojadas portas "asas de gaivota" na época:

E o magnífico Cadillac 59 dos Caça Fantasmas (Ghost busters) com sua inconfundível e estridente sirene, no filme, um antigo rabecão ou tradicional carro fúnebre, adaptado para as necessidades dos caçadores de almas penadas:

Considerado um típico "trash", o filme "Cristine, o carro assassino"... arrebanha fãs e é um verdadeiro mito neste quesito, um Plymouth Fury 1958 que se apaixona por seu proprietário e passa a matar por ciúmes... imperdível pra quem gosta do tema:


E como não lembrar dos memoráveis desenhos das tardes da TV Record ou da extinta Manchete. Quem não se lembra do "Mach 5" de recursos ilimitados da série "Speed Racer" que mais recentemente também virou filme?

E "Carros"... um filme feito por computador de carros que falam e vivem em um mundo paralelo onde os carros são algo como... "humanos"? Apesar de destinado ao público infantil, fez muito sucesso entre os pais... com "moral da história" e tudo mais;

E o que dizer do eterno "Batmóvel" e suas inúmeras versões? O "Homem morcego" não seria o mesmo sem esse incrível Lincoln Futura de 1956 que povoa o imaginário de muitos marmanjos ainda hoje.


Vale citar outro tipo de filme focado em veículos, inaugurado pelo clássico The Wraith - A aparição - um Dodge M4S Turbo Interceptor, do final da década de 80 aterrorizando um grupo de corredores em uma violenta cruzada vingativa recheada de mistérios;

Mais recentemente, surgiram filmes de muito sucesso, como por exemplo a que lançou ao estrelato o ator Vin Diesel no eletrizante "The fast and the furious" (Velozes e Furiosos) que mereceram quatro filmes de ação ininterrupta com diversos superesportivos de várias nacionalidades, tipos, configurações e propulsores. Quem não se recorda da cena com uma centena de "hots" saindo de um galpão e confundindo os policiais que os perseguiam?

Nesta mesma linha, Nicolas Cage interpretou um ladrão de carros regenerado que precisou "voltar ao serviço" para salvar a pele do irmão e se vê as voltas com um lindo Mustang Shelby GT500 que ele chama de "Eleanor" no filme "60 segundos":

E voltando à linha "infantil", vale citar Transformers e seus alienígenas biomecânicos que se transformam em veículos de todos os tipos... de helicopteros e aviões a jato até caminhões, passando por um Camaro amarelo com o nome de "Bumblebee" que rendeu inclusive uma versão produzida em série pela Chevrolet no mundo real.


Poderiamos enumerar diversos veículos que fizeram história no cinema e vários filmes que fizeram o sucesso dos carros, mas este não é o objetivo desta postagem.

Quero apenas demonstrar que essa relação entre nós e esta indescritível máquina de transporte que fora idealizada com o simples objetivo de nos levar de um canto a outro, acabou tomando um espaço incrível em nossa vida e de forma inegável, também na história do homem.

Quem não se lembra do seu primeiro carro... do melhor carro, dos primeiros problemas, da sensação de liberdade, da primeira viagem, etc.

Estes detalhes "quase pessoais" vou deixar para a segunda parte desta postagem...

Acompanhe!!!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!