terça-feira, 14 de abril de 2009

Ecoturismo consciente!


Muito em voga hoje em dia, o termo "Ecoturismo" é muito utilizado de forma a garantir um "marketing" eficiente... entretanto, infelizmente poucos guias ou agências se preocupam em promover o turismo ecológico de fato, onde o turista possa interagir com a natureza sem influenciar ou interferir na biodiversidade do local visitado.

É comum por exemplo no mar, ver guias turísticos atirando miolos de pão dos barcos ou até arroz cozido para atrair peixes para o deleite dos turistas, sem imaginar que isso pode influenciar na cadeia alimentar submarina, outros descartam sacos e sacolas plásticas, garrafas, canudos e até latas de cerveja nas trilhas, praias e cachoeiras...


Isso falando dos dejetos mais comuns e que causam maior impacto visual, pois lamentavelmente, se procurarmos com mais afinco, se encontrará de tudo, desde "bitucas" de cigarros, passando por embalagens de salgadinhos, pilhas e inocentes chicletes mascados (que podem ser mortais para os pássaros) chegando até o absurdo de preservativos.

Lembre que além de tudo isso, ainda podemos citar a poluição sonora, causada pelo barulho dos potentes motores dos 4x4 e suas ensurdecedoras buzinas marítimas usadas inconsequentemente em matas fechadas.

Iniciativas como campanhas de conscientização não faltam, porém, ainda são gotas no oceano!

Falta essa "conscientização", não só dos "turistas de final de semana", mas também e principalmente dos "aventureiros habituais" que estão sempre dirigindo seus imponentes SUVs, caminhando pelas diversas trilhas que levam a belíssimas cachoeiras, cavernas ou mesmo um local de acampamento a beira de um bucólico lago de entorno intocado...

Principalmente estes que adoram o contato com a natureza, deveriam dar o exemplo, zelar por sua proteção, sem medo de ser chamado de "eco-chato" ou mesmo desagradar suas companhias, assumindo esta que deveria ser uma responsabilidade de todos.

E buscando sensibilizar principalmente estes aventureiros independentes, ofereço algumas orientações que considero básicas e deveriam ser passadas repetidas e incontáveis vezes por todos os guias, questões que deveriam ser exaustivamente pesquisadas, entendidas, aprofundadas e divulgadas por esses mesmos aventureiros:
  • No trekking, mantenha-se na trilha, não crie atalhos pois eles favorecem a erosão e a destruição de brotos e raízes, além de insetos e pequenos animais;
  • Jamais deixe lixo ou embalagens de alimentos pela trilha, nem é preciso dizer que plásticos, vidros e outros materiais levam séculos para se decompor. Não hesite ou tenha vergonha de apanhar lixo que não foi você que jogou... pense simplesmente que está fazendo o bem;
  • Não retire pedras, flores, plantas ou outras coisas da natureza... tire somente fotos, deixe apenas pegadas e leve de lá, somente suas lembranças.
  • Respeite todos os seres vivos. Quando avistar um animal silvestre, tente não ser visto, aprecie a distância e nem pense em alimentá-lo... aproximar-se demais pode ser interpretado como uma ameaça e "na melhor das hipóteses", vai afugentá-lo.
  • Se necessitar utilizar os equipamentos de seu veículo, como o guincho por exemplo, atente à forma correta de usá-lo, sem correr riscos desnecessários e evitando causar danos às árvores que podem ser pontos de apoio ou ancoragem. Aliás, esta questão merece uma matéria especifica, que já está sendo carinhosamente preparada.


Até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá Soldier
    Muito boa a máteria sobre Ecoturismo consciente, as observações foram bem colocadas quanto aos cuidados que devemos ter quando na trilha. Nós do GOR temos esta preocupação também quando fazemos os nossos passeios, ou trilhas.
    Há algum tempo atrás quando eu fazia mergulho autonomo também tinhamos esta preocupação de não recolher nada do mar , mas trazer apenas as fotos como recordação.
    Atualmente a preocupação Ambiental , e Social está presente em todas as esferas da sociedade, nas empresas , nada mais justo do que lembrar que só temos um planeta Terra e que devemos deixá-lo em ordem e habitável para os nosso filhos , netos ,e gerações futuras.

    Gilberto M C.

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos, sou jipeiro,aventureiro, e apreciador da natureza e suas belezas naturais.
    Faço parte de algumas listas , suzuki net, troller clube, jipenet e as locais de nossos clubes aqui em Salvador.

    Quero primeiro lugar pedir permissão p/ copiar o texto que tem no blog e enviar p/ as listas locais de nosso jipe clube aqui em Salvador e também divulgar o site e blog.

    E também aproveitar elogiar pelo belo trabalho de consciência ambiental e preservação das trilhas passando e informando a todos amantes da natureza.

    ResponderExcluir

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!