




E o que dizer da francesa Peugeot Escapade então? Seria um clone da Palio Weekend Adventure?
Todavia, o carro ícone desta linhagem merece um destaque a parte, o Ford Ecosport. Com uma proposta inovadora à época de seu lançamento, o Ecosport causou furor, inaugurando um nicho de mercado até então praticamente inexplorado, tornado-se rapidamente um inegável sucesso de vendas com uma campanha de marketing baseada exatamente no espírito de aventura e na liberdade que o mesmo proporcionaria... entretanto, utiliza a plataforma do comportadíssimo Ford Fiesta e nunca teve sequer cacoete de fora de estrada...
Este exemplo ilustra perfeitamente o fenômeno que teorizo... as pessoas em geral preferem "parecer" do que "ser"... estes carros que citei, excetuando talvez a versão Locker da Palio Adventure e a atual versão 4WD do Ecosport, não oferecem de fato nenhum acessório útil ao uso em condições fora de estrada, além de uma "roupagem ou decoração" mais agressiva e esportiva, que aos olhos de quem não conhece, alcança o objetivo... parecem, mas não são.
Esses veículos invariavelmente - ainda bem - são utilizados por pessoas que nunca ou raramente se atrevem a pegar uma simples estrada de terra, que dirá uma trilha ou um lugar de mais difícil acesso ou ermo... mas não pense que isso é uma exclusividade dos "falsos aventureiros"... muitos compram carros com verdadeiros recursos 4x4 que nunca vão utilizar simplesmente pelo "status" que eles trazem junto à sua vizinhança ou colegas de escritório.
Não quero nem pretendo com isso afirmar que as montadoras estão erradas, afinal, elas estão somente seguindo uma tendência comercial de forma oportunista mas legítima. Minha contestação é direcionada na verdade à quem se deixa levar por esse consumismo desenfreado, baseado em ostentação.
Porém, existem também os ingênuos, que como uma criança ao ver um brinquedo voar na TV, ao ganhar o tão esperado presente, se decepciona quando percebe que ele só voa graças aos efeitos especiais do comercial.
Sim... acredite! Muitos pensam que estes veículos têm diferenciais off road e podem enfrentar erosões, barro, areia, pedras, alagados, como um legítimo off road... sem sequer imaginar que o projeto original prioriza o conforto, a segurança, o consumo e o desempenho "no asfalto" e não em condições extremas.
Até a próxima!!