quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Como usar a patesca no Off Road.


A patesca é um equipamento relativamente simples, composto basicamente por uma roldana normalmente de aço galvanizado e duas chapas de apoio moldadas, que na prática proporciona a multiplicação da força mecânica aplicada a um objeto imóvel, por exemplo, um veículo atolado, através de um cabo. Quando utilizada com um guincho, essa força multiplicada é bastante útil e recomendada para tornar mais fácil o trabalho do guincho em situações que podem até superar sua capacidade de força.

A força multiplicada obtida com uma patesca depende da forma como é utilizada. Nesta imagem podemos ver uma das formas de utilização mais comuns, considerando sempre que, o ponto "Móvel" é o veículo atolado e o "Fixo" será o veículo guincho:


Na imagem acima, o cabo do guincho passa pela patesca presa ao veículo imobilizado por uma cinta e no mínimo uma anilha e retorna ao próprio veículo guincho. Na prática, essa forma de utilização, duplica a força aplicada, ou divide o peso entre os dois veículos.

A força de um lado da patesca é a mesma do lado oposto. No exemplo apresentado, uma força de duas toneladas, necessária para deslocar o veículo em apuros, é dividida por dois cabos cabendo uma tonelada para cada um deles. Como um dos cabos é o do guincho, esta é a força à qual o guincho está submetido. A outra força é aplicada ao ponto de ancoragem. 




Desta forma o cabo do guincho passa pela patesca presa a um ponto de ancoragem distante (uma árvore, pedra ou ainda outro veículo) e retorna a um ponto de ancoragem do próprio veículo que, neste caso, realiza um auto-resgate. 

Importante: O ideal é que os cabos fiquem o mais paralelos possível, já que desta forma o esforço é otimizado e a probabilidade de ruptura diminui.

Na imagem a seguir temos um resgate realizado com duas patescas, ilustrando o caminho do cabo e indicando as forças em cada segmento. Uma patesca presa ao veículo a ser socorrido e outra presa ao veículo guincho (fixo).




Note que em cada patesca há um equilíbrio de forças e que tanto o veículo guincho quanto o veículo socorrido estão sujeitos a três toneladas. O guincho, porém, está sujeito apenas a força de uma tonelada. Assim a vantagem mecânica é de 3:1 (três para um). Isto significa que a força de arraste do guincho foi triplicada..


Se a patesca próxima ao veículo guincho for presa a um ponto de ancoragem fora do veículo, diminuirá a chance de arrastar o próprio veículo guincho já que estará sujeito a apenas um terço da força total de tração.

A imagem abaixo é semelhante à configuração anterior com duas patescas, porém utilizada para um auto-resgate. A primeira delas é presa a um ponto fixo de ancoragem e a outra é presa ao próprio veículo guincho. Depois disso,o cabo do guincho é fixado a um segundo ponto de ancoragem externo:





Observe também que em cada patesca temos um equilíbrio de forças e que tanto o veículo quanto o ponto de ancoragem estão sujeitos a três toneladas. O guincho, entretanto, está sujeito a apenas uma tonelada, assim como o segundo ponto de ancoragem externo. 

Neste caso a vantagem mecânica também é 3:1 (três para um). Isto significa que a força de arrasto é o triplo da força no guincho. 


Por último, a patesca deve ser usada sempre associada a anilhas e cintas de reboque e nunca deve ser utilizada diretamente no tecido da cinta.


Alertamos também, que esta matéria é apenas ilustrativa e, por si só, não capacita ninguém a utilizar este acessório ou mesmo o guincho, que são equipamentos complexos e que oferecem riscos sérios quando não são corretamente utilizados.

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Mas o veículo que vai tirar o que está atolado, no caso da Tracker, se ela for tirar um carro atolado.não é recomendado puxar de ré. Ela precisa prender Anilha e cinta na parte traseira e engatar primeira. Não sei ao certo pq. Mas me disseram que se prender na frente e puxar de re. Pode da problema no eixo dianteiro ou na tração que é menos resistente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Não é recomendado utilizar o guincho com o veículo em movimento para puxar nenhum veículo... nem de frente nem de ré... esta matéria é sobre o uso da patesca. Se precisar de dicas ou outras informações sobre resgate ou auto-resgate, verifique nosso curso neste link: www.soldieradventures.com.br/treinamento-offroad

      Excluir

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!