quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Jeep ou Jipe?

Para alguns não existe diferença, para outros, existem grandes diferenças e até outras categorias, mas hoje "jipe" é essencialmente um conceito...

O nome "Jeep" hoje uma marca, segundo historiadores, é uma derivação da sigla "G.P." que vem do inglês "General Purpose" ou traduzindo para o português, "de uso geral". 

O veículo "jeep" foi idealizado no final da década de 30 do século passado para o exército americano e hoje a marca pertence a montadora Chrysler. Após a 2ª guerra, o conceito de veículo rústico, resistente e de fácil manutenção, que com tração integral e entre-eixos curto, enfrentava e vencia os mais variados tipos de obstáculos, se popularizou. E outros veículos utilizando essas versáteis características foram surgindo, direcionados principalmente mas não só, ao meio rural.


Eis então, que com o passar dos anos foram surgindo "jipes" em todos os cantos do mundo!!

           Foto 

Na ordem, Jeep CJ5 73, Austin Gipsy 58, Lada Niva 73, Land Rover Series 1 58, Jeep Ford 76, CBT Javali 91, Gurgel x-12 81 (4x2), Engesa 87, Toyota Bandeirantes 81, Jeep Wrangler 98, Troller 13 e Tac Stark 10.


Desta forma, a expressão "Jeep" passou a ser um sinônimo popular para a maioria dos veículos que utilizavam esse mesmo conceito, especialmente para um Brasil basicamente agrícola durante grande parte do século XX. 

E com o uso urbano também surgiram opções mais completas, com conforto e espaço, as "wagoneers" precursoras das atuais SUVs como Cherokees, Pajeros, Explorers entre outras de diversas marcas e origens.


 
Rural Willys 66 e Jeep Grand Wagoneer 90

Com o passar dos anos as coisas foram mudando e no mundo todo os "jipes" deixaram de ser apenas um veículo de trabalho e a partir do uso diário, se tornaram também uma opção de lazer... um "hobby".

Hoje existem diversas equipes e grupos de aficcionados por esse hobby por todo o mundo. Conhecidos como "jipeiros", alguns exclusivos de algumas marcas ou regiões, outros mais heterogêneos e abertos a todos as origens e marcas... eles se reúnem aos finais de semana para superar os mais variados obstáculos pelas trilhas desse imenso Brasil e até fora dele!

JPX 87 em ação!

A bordo de suas máquinas recheadas de "up-grades" e com diversos equipamentos, outras mais espartanas e algumas mais modernas e com tecnologia embarcada, mas todas com um piloto ávido pela emoção de dirigir um veículo que transborda história e o leva mais longe do que a maioria dos veículos levaria - ainda que lentamente.

Até a próxima!!

4 comentários:

  1. Mais e ai? é Jipe ou Jeep??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo"! Se estiver se referindo à marca, o correto é Jeep mas se estiver se referindo ao termo genérico, aplicado a diversos veículos com essa característica, o termo é "jipe". "Tendeu"?

      Excluir
  2. Gente, a palavra é ''Jipe'' ou é ''Jeep''?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo"! Se estiver se referindo à marca, o correto é Jeep mas se estiver se referindo ao termo genérico, aplicado a diversos veículos com essa característica, o termo é "jipe". "Tendeu"?

      Excluir

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!