Com um grupo pequeno e bastante heterogêneo, com participantes de idades e origens diferentes mas com um objetivo em comum, estivemos este último final de semana no Parque Nacional do Itatiaia e a meta principal era chegar ao cume das Agulhas Negras, o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro.
A aventura começou na sexta mesmo, com dois veículos saindo do Rio e dois saindo de São Paulo. O grupo carioca chegou ainda para o jantar na Pousada dos Lobos e o Paulista chegou já de madrugada, sendo que o último aventureiro chegou as 2hs da manhã.
No dia seguinte a programação previa saída bem cedo e o café já estava pronto às 6hs da manhã. Após o desjejum, animados pegamos as viaturas e atravessamos a densa neblina a caminho da portaria do parque encontrar nosso experiente guia, que já nos aguardava.
Após a parte burocrática (preencher as fichas e termos de responsabilidade), seguimos então até o abrigo Rebouças, onde deixamos os veículos para iniciar nosso trekking ao Agulhas Negras.
Depois das orientações iniciais e da distribuição dos lanches de trilha, já iniciamos a aventura com a travessia da pequena represa de água cristalina que abastece o abrigo.
O ritmo do grupo não era acelerado e isso proporcionava várias paradas para clicar belíssimas imagens de paisagens.
Da trilha avistávamos o pico das Prateleiras, o morro do Couto e outros!
Quando estávamos chegando ao pé das Agulhas Negras, onde se iniciaria o trecho de "escalaminhada," a temperatura chegou aos
Como no dia anterior já havia chovido, as rampas já estavam lisas e escorregadias... se chovesse durante este trecho, nossa aventura se tornaria arriscada demais para o perfil do grupo.
E finalmente chegamos à pousada, onde um café da tarde nos aguardava para “enganar” o estômago antes do jantar.
Ficamos um bom tempo admirando e trocando as fotos entre nós até que finalmente chegou o delicioso jantar. Depois de repor as energias, alguns ficaram assistindo TV mas a maioria partiu para seus quartos para descansar.
No dia seguinte, com o horário mais flexível, ficamos um bom tempo papeando no café e nas cadeiras do jardim aproveitando o belo dia de sol que se anunciava, antes de partir em direção a parte baixa do parque, onde conheceríamos um pouco da história do parque e de sua vida selvagem.
Antes porém, paramos para tomar um chocolate
No local onde paramos para tomar o chocolate, um senhor muito simpático dava atenção à todos. Antes disso, tentávamos sem sucesso falar ao telefone com o motorista de um dos membros da expedição que havia marcado de buscá-lo.
E eis que o “Ramo”, imaginando que o simpático senhor fosse o motorista (que neste momento já estava conosco também) passou a indagá-lo: “Seu celular não está funcionando? Só dá caixa postal!” E o senhor, bebericando seu café calmamente, respondia:
- Mas eu nem deixo o celular ligado! Nem sabia que você queria falar comigo!
Inconformado, “Ramo” ainda insistiu várias vezes:
- Mas como!? Todos nós tentando falar com você e seu celular desligado!!
Sem entender nada, mas muito atencioso, o senhor observava o “Ramo” tomando seu café, sem saber o que responder, até que percebemos a confusão e informamos ao confuso “Ramo” que aquele senhor não era quem ele imaginava ser.
Nem é preciso dizer que isso foi motivo de muitas risadas e é mais uma das inúmeras histórias de um dos participantes mais antigos e muito querido nas expedições Soldier Adventures!
Depois dessa divertida confusão, finalmente fomos para a portaria da parte baixa do PN Itatiaia, indo direto até o centro de visitantes, onde várias salas com painéis e vitrines, incluindo uma detalhada maquete do parque e seu entorno forneciam diversas informações sobre a história geológica e biológica do parque.
Mais algumas fotos em um mirante e nossa aventura estava no fim. Nossa última parada foi em um restaurante em Itatiaia onde almoçamos e nos despedimos prometendo voltar para buscar nosso objetivo principal, o pico do Agulhas Negras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!