domingo, 18 de outubro de 2009

Esportes Aéreos - Balonismo


De todos os sonhos da humanidade, certamente um dos mais antigos é o de voar como os pássaros... Entretanto, como Ícaro na mitologia grega, muitos falharam e muitas dessas falhas foram fatais. Por isso também, esta é uma prática paradoxal, que ao mesmo tempo que amedronta... fascina!!

Toda forma de voar é uma aventura. Seja no vôo livre, com asa delta...

...em parapente ou "paraglider"...



...nos saltos de paraquedas, nos simples aeroplanos, passando pelos grande e modernos jatos intercontinentais e chegando até os pequenos e aparentemente frágeis ultra-leves, hoje mais conhecidos como "trikes".


Porém, um dos mais antigos e comprovadamente mais seguro meio de voar é o balão de ar quente, que inclusive, no Brasil, vem se tornando cada vez mais popular e angareando adeptos de várias idades e perfis...


Para encher o balão é utilizado gás propano em forma líquida, muito mais potente que o gás de cozinha por exemplo. Armazenado em cilindros ou botijões próprios para esse fim, o gás propano permanece líquido até entrar na serpentina do maçarico, onde no estado gasoso, entra em combustão para aquecer rapidamente o ar dentro do balão que é inflado lentamente até permitir a decolagem.


Basicamente o funcionamento do balão é simples, o piloto da aeronave, conduz o balão ao sabor do vento, subindo (abrindo o maçarico) e descendo o mesmo de acordo com as correntes. O vôo é confortável, silencioso, muito seguro e inesquecível.


A seguir, acompanhe reportagem da "TV Tem" emissora afiliada da rede Globo no interior de São Paulo, que foi ao ar no programa "Tem notícias" do dia 10 de abril de 2009.


Descrever a sensação de voar em um balão como "indescritível" já é lugar comum, portanto, recomendo que tire suas próprias conclusões na prática... Permita-se a emoção desta aventura!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta nossa página no facebook.com/soldieradventures e siga-nos também no twitter.com/soladventures para saber mais sobre "Off Road", "4x4", "Expedições", "Viagens de Aventura", "Trips Outdoor", "Atividades para empresas" ou "treinamento corporativo" e outras atividades na natureza!