sábado, 30 de janeiro de 2016

Expedição Fim do Mundo - Última parte

Contemplar um glaciar nos leva a refletir sobre o quanto a vida humana é efêmera, um piscar de olhos diante da grandiosidade do Perito Moreno em El Calafate, por exemplo, uma das maiores concentrações de água doce do mundo, leva milênios para mudar pouco a pouco mas radicalmente, tudo que o cerca. Ele já estava lá quando nascemos e certamente ainda estará lá quando não formos mais do que meras lembranças distantes.




Por isso devemos, neste momento fugaz que é o intervalo entre o nascimento e o fim inevitável, aproveitar cada segundo, realizar mais ao invés de apenas sonhar, conhecer mais desse lindo planeta de tão variadas culturas, paisagens e pessoas, influenciar a realidade que nos cerca, para um dia sermos lembranças distantes, mas inesquecíveis.

Depois da meditação a aventura, afinal, viajar é ter estórias para contar... e muitas!

E na terceira e última etapa da Expedição Exploratória ao Fim do Mundo, ainda no Perito Moreno, vale citar que encontramos o ator e agora também apresentador Max Fercondini, da TV Globo, que gravava cenas de um novo reality show chamado "América do Sul sobre rodas" e tem estréia prevista para agosto deste ano. Sorte pra ele e pra nós que gostamos do assunto!!


E seguimos pela mítica "Ruta 40" que cruza o território argentino de norte a sul e está na lista de objetivos de dez entre dez overlanders, rivalizando em notoriedade com a famosa "Rota 66" na América do Norte.


E na Ruta 40 encontramos além do Perito Moreno, a charmosa El Chalten, capital argentina do trekking localizada aos pés da cordilheira dos Andes e que possui diversos atrativos como glaciares, trilhas, lagos, cachoeiras e rios de águas puras e gélidas mas sempre ornamentados por belíssimas paisagens!







Saindo de El Chalten chegou-nos a informação de que no dia anterior uma forte chuva deixou alguns trechos de rípio praticamente intransponíveis. Desafios pela frente!



Apesar da expectativa, tirando a grande quantidade de trechos em manutenção, muitos Guanacos e a falta de postos de combustível, logramos chegar ao nosso objetivo sem maiores problemas.

E a Ruta 40 também tem glamour. A região de Bariloche é bastante movimentada nessa época e conforme a programação prevista, aproveitamos muito bem o agito e a charmosa arquitetura da cidade!









Seguimos finalmente em direção a fronteira com nosso querido Brasil, passando novamente pelo nosso ponto de encontro inicial, mas agora com mais tempo para aproveitar a cidade.






Retornamos tranquilamente ao Brasil em Uruguaiana, onde terminou oficialmente a expedição, com tempo ainda de visitarmos as históricas ruínas das Missões Jesuíticas no sul do nosso amado Brasil.



Agradecemos aos participantes pelo espírito de grupo e pela ótima companhia nesta verdadeira aventura! Agradecimentos também à equipe de apoio em campo e de "bastidores" que foram fundamentais durante toda a atividade e principalmente a nossa parceira Marba, pela confiança depositada em um momento crucial do evento, indo conosco até o fim do mundo.

Venha conosco em janeiro de 2017 quando vamos novamente até o fim do mundo com um roteiro ainda mais recheado!! Até lá!!


sábado, 16 de janeiro de 2016

Expedição Fim do Mundo - Ushuaia

A segunda etapa da expedição de reconhecimento se iniciou  no dia 11 de janeiro, quando partimos mais uma vez em direção ao fim do mundo para enfrentar as aduanas argentina e chilena no paso Integración Austral.




Depois dessa "aventura" atravessamos o histórico estreito de Magallanes e seguimos por 160 quilômetros de rípio pra almoçarmos em um pitoresco restaurante, isolado no meio do deserto, antes de novamente enfrentamos as burocráticas aduanas para retornar à Argentina, mas já na Terra do Fogo.




Finalmente vencido esse trajeto, entramos novamente em solo argentino em direção ao extremo sul. Passamos pelo Lago Fagnano e iniciamos uma serra nevada, onde começamos a perceber alguns pequenos flocos de gelo se acumulando nos para-brisas.... logo esse gelo começou a engrossar e aumentar até que finalmente estávamos conduzindo as viaturas sob o cair da neve que nos acompanhou até a chegada em Ushuaia, onde fizemos questão de registrar felizes, em frente a famosa placa do fim do mundo, a gelada recepção que a neve nos proporcionou.





No dia seguinte nossa programação incluía conhecer uma parte enriquecedora da história do povo fueguino através de um trajeto no Trem do Fim do Mundo... sete quilômetros de muita história novamente debaixo de neve.






Após uma pausa da neve, fomos conhecer o desafiador Glaciar Martial onde após um saboroso lanche em uma charmosa casa de chás, subimos os mais de quinhentos metros de aclive até chegar a incrível ferradura do glaciar sob fortes rajadas de vento carregados de gelo e neve que intensificavam ainda mais a baixa temperatura, tornando praticamente insuportável a permanência por muito tempo no local. Uma aventura memorável. 









E no final, na saída do Glaciar, tivemos a grata surpresa de encontrar nossos amigos Plácido e Mariana, do projeto overlander "Livre Partida".

A próxima atividade prevista, era navegar no canal de Beagle, uma importante rota de navegação até o surgimento do canal do Panamá, que hoje marca a fronteira entre a Terra do Fogo na Argentina e a Patagônia Chilena. De suas águas gélidas e turbulentas avistamos as Ilhas Navarino já no Chile, várias ilhotas com Lobos Marinhos e Cormorões e o fantástico Farol do Fim do Mundo, o mais austral do planeta.











E a última aventura desta etapa, o trekking até a Laguna Esmeralda, vinte quilômetros guiando nossas viaturas e dez de caminhada entre belos bosques entrecortados por corredeiras represadas por Castores e com solo formado em grande parte por "turberas" ou turfas... material orgânico depositado por milhares de anos sobre um solo úmido e gelado, não totalmente decompostos, que proporcionam um caminhar macio, como se estivéssemos em um confortável colchão. Isso, claro, até chegarmos próximos ao lago, que fica em um ponto mais adiante e sobretudo, alto.






Seguimos por uma trilha íngreme e cheia de pedras para finalmente avistar um lindo e tranquilo lago de límpidas águas verdes esmeralda de encher os olhos e os cartões das câmeras... uma recompensa valiosa pelo esforço do grupo!






Ventos gelados e uma chuva persistente inclusive com pequenos grãos de gelo nos forçou a nos despedir desta verdadeira maravilha do fim do mundo.



Agradecemos esta segunda etapa ao apoio dos nossos parceiros da Revista Overlander e aos amigos do Receptivo Turístico "Brasileiros em Ushuaia" que nos ajudaram com valiosas dicas para aproveitar nossos dias no Fim do Mundo.


Até a próxima, sentido norte pela "Ruta 40"!