sexta-feira, 27 de março de 2009

Encontro Radical em Socorro/SP

O Encontro Radical Soldier Adventures, acontecerá durante o III ENC (Terceiro Encontro Nacional das Cherokees), que será de 15 a 17 de maio de 2009 no parque aventura, parceiro Soldier Adventures, na cidade de Socorro, no interior de São Paulo.

O primeiro e o segundo encontros dos "Cherokeiros", aconteceram na cidade de Atibaia, também no interior de São Paulo mas desta vez, os organizadores propuseram uma programação diferenciada, que além do off road, contará com várias atividades de esportes de aventura, como rafting, arvorismo, rapel, e tirolesa, entre outros.
.
Além disso, apesar de ser focado nas Jeep Cherokees, o evento abrirá suas portas para todos os 4x4 priorizando os participantes em detrimento de suas viaturas e acontecerá em um final de semana completo, de sexta a domingo.


A hospedagem será no próprio parque e dará direito a participar de todas as 14 atividades de aventura disponíveis, 4 refeições por dia, camisetas e adesivos, além da programação do evento, que contará com confraternização com "Lual" no sábado a noite. Tudo incluído no valor que poderá ser feito em até três vezes.


Entre as principais atrações, estão:


Uma das maiores tirolesas do mundo (com mais de 1km de extensão) estará a nossa disposição:


O Rafting, que contará com instrutores do parque que darão todo apoio, segurança e orientação:


Tem até espeleoturismo (ou caving):

A praia artificial, local onde acontecerá a confraternização do evento... o Lual!

E como não poderia deixar de ser... "off road", claaaaro!!!!! Com um experiente guia da região, que nos levará a vislumbrar belas paisagens e testar nossa técnica enfrentando e sobrepujando desafiantes obstáculos.


Informações e inscrições: soldier@soldieradventures.com


Até a próxima!

terça-feira, 24 de março de 2009

GOR - Off road e cidadania!

Tive a oportunidade de participar de uma reunião de planejamento do Guarulhos Off Roaders... desde algúm tempo pretendia conhecer melhor esta ONG que organiza passeios, eventos e trilhas sempre agregadas a alguma ação social ou ambiental... trata-se de um exemplo de mobilização da sociedade onde seus membros buscam algo positivo em conjunto.
.

No caso específico do GOR, discute-se meios e formas de difundir alguma consciência ambiental e social por meio de apoio a comunidades carentes ou simplesmente divulgando práticas positivas que vão ao encontro dos objetivos de qualidade de vida de seus participantes. Naturalmente, participantes estes que em sua maioria são os denominados "jipeiros" e todas as ações envolvem passeios, trilhas ou eventos "off road"!
.

Aliás, além de um bate papo descontraído, a "pauta" da reunião incluiu o planejamento para o dia do Jipeiro (4/abril) e um passeio para o dia seguinte... ambos, como não poderia deixar de ser, com conotações sociais...

A grosso modo, a ação planejada para o dia do jipeiro, terá como objetivo conscientizar os moradores da cidade de Guarulhos sobre a importancia de manter a cidade limpa através de um pedágio com distribuição de saquinhos de lixo para os veículos, além de adesivos do GOR e no passeio do dia seguinte, a inscrição é uma cesta básica, que será posteriormente distribuída a uma comunidade carente.

Crédito fotos: Paulo Machado (Paulão)

Muito foi discutido e sugerido a respeito de ações ambientais também, como o plantio e distribuição de sementes ou mudas, ações de orientação e conscientização, etc.
Acredito que por participar a algum tempo da lista do grupo, parecia que já os conhecia pessoalmente, quando na verdade a grande maioria eu só "conhecia" virtualmente...

Enfim, acredito que encontrei um grupo onde o esporte de aventura é um meio e não somente o fim. O site do GOR é www.guarulhosoffroaders.org.br

Até a próxima!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Trilha de Castellanos em Ilha Bela

Cheguei ontem de Ilha Bela onde na companhia de alguns bons amigos, fiz a famosa trilha de Castellanos como "zequinha"...

O que posso dizer é que a trilha de Castellanos não é (ou está) difícil pra quem tem altura, pneus (nem que seja T/A) e um pouquinho de técnica... mas se der bobeira, encalha mesmo.

Fomos em 7 viaturas, um Troller, um JPX, uma Cherokee (com 10" e guincho), um Samurai, um Vitara com 2", um Niva original com pneus militares e uma Pajero Sport original automática e com pneus 50/50. Apenas a Pajero teve que ser puxada principalmente na volta, pois nos trechos mais complicados os facões chegavam mesmo em uns 80 cm de profundidade, impedindo até a abertura das portas...
As fotos não demonstram de fato o que são esses facões...
Muitos trechos, exigem uma atenção especial em função da possibilidade de desmoronamentos e queda de barreiras... constantemente ficávamos a beira de perigosos precipícios.

Somente com a câmera bem próxima era possível visualizar o barro:

Abaixo, a foto de uma das árvores que após interditar a estrada, foram cortadas "na medida"!

Fora a Pajero, todos os outros chegaram e retornaram sem muitas dificuldades, mas todos torcendo muito pra não chover, pois aí ficaria imprevisível...
Na foto abaixo, o Vitara Valente do Clécio e ao fundo a Pajero Interprise:

No mais, a trilha é muito boa de se fazer, mas não é intransponível... O dito popular "pintam o diabo mais feio do que realmente é" cabe muito bem neste caso. Pra mim, o maior problema são os borrachudos, mas eu - precavido - tomei quatro doses diárias de complexo B por duas semanas e me lambusei de repelente em creme nos pontos estratégicos... Não tomei uma só picada!

O único ponto negativo, foi a constatação de algo de que já haviam nos alertado:

Durante nossa descida, quando tínhamos dificuldades com a Pajerona, uma Defender 130 branca, carregada de turistas (que ficaram muito assustados inclusive), antes mesmo de se aproximar de nós buzinava tanto que pensamos tratar-se de alguma emergência...

Havíamos acabado de desatolar a Pajero e ele "colou" na traseira do nosso comboio buzinando, desceu do carro e ficou gritando de forma muito agressiva "eu tenho hora, vamos andar, eu estou trabalhando..." e outras coisas que não vale a pena citar...

Enfim, assim que foi possível, deixamos ele passar e depois disso, pelo menos mais oito viaturas carregadas de turistas passaram por nós com toda a educação e paciência... ou seja, de quase 10 jipes que passaram pelo nosso comboio, apenas um deu problemas... uma exceção que acaba fazendo com que os jipeiros de turistas de Ilha Bela sejam generalizadamente mal falados.

Abaixo, uma foto de um dos jipeiros profissionais que foi educado e cordial, aguardando pacientemente nossos "enrroscos"... hehehe!!

Depois de tudo isso, as fotos abaixo da Baía e da praia de Castellanos, mostram que além da trilha, Castellanos tem muita natureza pra oferecer e tudo vale a pena!


Agradeço muito a todos os companheiros, mas especialmente ao Clécio em seu Vitara Valente e ao Cláudio e a Vera, com a intrépida nave "Pajerona" (ou "Interprise", como alguns chamam) que me acolheram como zequinha... além disso, uma menção mais que honrosa ao Niva do Júnior Atacama que desceu e subiu em passos lentos mas firmes... por último mas não menos importante, vale citar que mais uma vez o Marcão Barreirinhas, foi fundamental com sua iniciativa, coragem e companheirismo, ajudando a todos sem se preocupar com mais nada!!

Até a próxima aventura!!!

quarta-feira, 11 de março de 2009

Melhores fotos

Um equipamento indispensável do aventureiro que se preza, é uma boa máquina fotográfica para registrar os melhores momentos, as lindas paisagens, os momentos mais delicados, sejam os protagonistas simples animais, majestosas montanhas e vales ou os vários amigos feitos nessas ocasiões...

Das inúmeras fotos dos participantes, inicialmente pensei em separar apenas as 10 melhores, mas não consegui escolher apenas 10... são muitas fotos lindas e importantes.
Veja se não concorda:
Abaixo, o poeirão no meio do nada a caminho para Carrancas...


...E o impressionante por do Sol de São Thomé das Letras:


O grupo praticamente todo na cachoeira da Santa Clara em Visconde de Mauá/RJ:


O difícil momento do resgate do Pan na trilha para a Cachoeira da Saudade em Visconde de Mauá:


Exemplo de garra e união...

...E depois o resgate do indestrutível Agrale Marruá:


As dunas de Ilha Comprida quase engolindo o (a) Niva Natasha de Lincoln e Carol:

A célebre foto do saudoso Niva Blue nas praias desertas da Juréia:

E a famigerada "trilha do sossego" que mais parecia o cenário do Jurassic Park com as "Mutucas" assassinas:


O local e o momento do mergulho em Paraty/RJ:


Note que, além da estrela do mar, na água existem várias manchas escuras na superfície... são vários tipos de peixes que ficavam acompanhando o barco e os mergulhadores:


Praia da Vila de Trindade/RJ

E o inconfundível por do sol de Ilha Bela...


Estas são as minhas preferidas... sinta-se a vontade para enviar ou sugerir outras.

Até a próxima!

Soldier

sexta-feira, 6 de março de 2009

Soldier Adventures

Apresentação:




A Soldier Adventures é uma agência de ecoturismo e aventura que surgiu de uma expedição entre São Thomé das Letras e Carrancas em MG em Julho de 2008, para atender especialmente os anseios de um público diferente no segmento do turismo de aventura. Através de expedições e passeios fora de estrada, sempre mesclados a outros esportes de aventura com baixo nível de risco e esforço, os iniciantes no mundo da aventura e do 4x4 tem a oportunidade de experimentar os limites e os equipamentos de seu veículo em campo e testar suas técnicas de condução, sempre com a segurança de estar em um grupo coordenado e com atividades planejadas.


Desta forma, a Soldier Adventures, busca proporcionar a integração entre os participantes com o trabalho em equipe e atividades em grupo, além disso, busca estimular e fomentar a consciência ambiental e social através de ações coerentes e apoio a iniciativas neste sentido.





Focada em atividades de baixo nível de risco e esforço, a Soldier Adventures hoje organiza eventos "out-door" como caminhadas e trilhas, espeleoturismo, mergulho e outros, sempre aliado ao Off Road e sempre buscando preços inferiores em relação ao mercado em que atua, sendo um grande diferencial, não cobrar qualquer taxa de inscrição em seus eventos.


E então? O que está esperando? Escolha sua opção e aventure-se!!!!"